Pecuária ocupa maior parte de áreas desmatadas na Amazônia Legal

Percentual de ocupação chega a 62%, segundo Governo Federal. Em Mato Grosso, percentual chega a 68%, enquanto agricultura 16%.

O principal uso das áreas desmatadas na Amazônia Legal em Mato Grosso até o ano de 2008 foi para pastagem. Na unidade federada, 68% do perímetro desflorestado dentro deste bioma foram ocupados pela pecuária.

A conclusão é do TerraClass, sistema baseado em estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os números apresentados nesta terça-feira (13) em Cuiabá, têm como base de dados o mapeamento do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES).

Até 2008, o sistema identificou nesta unidade federada a utilização de 903.3 mil quilômetros quadrados desmatados para diferentes finalidades: agropecuária, mineração, floresta que ainda permaneceu intacta e demais. O total representa um dos maiores dentre os nove estados da Amazônia Legal, onde foram mapeados o uso de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados para as mesmas finalidades.

O TerraClass mostrou a dinâmica de ocupação do bioma amazônico em todos os nove estados da Amazônia Legal e conclui que em âmbito nacional, 62% das terras desmatadas na floresta destinaram-se aos pastos entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As áreas correspondem a pastos limpos, pastos sujos e pastagens abandonadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...